A falência da britânica Rover entre 2002 e 2004 implicou o desaparecimento de algumas marcas do grupo e a migração de outras para paragens distantes (como a Land Rover que desde 2008 é subsidiária dos indianos da Tata). No caso de uma das subsidiárias da Rover, a MG, tratava-se de uma marca com pergaminhos desportivos que remontavam aos idos de 1920. Basta pensar no lendário descapotável MG B de 1962, do qual algumas versões com diferencial autoblocante atrás tinham um desempenho surpreendente fora do asfalto … até nas picadas da então África portuguesa. A via-sacra da liquidação da Rover passou pela integração na BMW e depois (2006) pela venda a capitais chineses. E foi justamente o fabricante chinês SAIC que se empenhou na recuperação da marca MG a nível europeu, apostando naquilo que é a força da indústria chinesa: o fabrico de automóveis 100% eléctricos.
Foi assim que surgiu o MG4, veículo eléctrico com alguma vertente desportiva, sobretudo na versão XPower, equipada com tecnologia Dual Motor que distribui automaticamente a tracção entre os dois eixos do carro, melhorando o seu desempenho em curva, superfícies menos aderentes, etc. Se esta versão tem 429 cavalos e sobretudo um binário de 600 Nm, o carro de entrada de gama fica “apenas” com 170 cavalos, capazes, ainda assim, de fazerem inveja a muita concorrência. Do ponto de vista do preço da versão base registem-se os seus € 29500, o que sendo muito dinheiro, é, comparativamente falando, competitivo.
Capaz de fazer virar cabeças
Há um teste empírico que para saber se um carro tem impacto: pára-se num local movimentado e fica-se a espera das reacções do público. Se começa a juntar gente é prenúncio quase certo de sucesso. Assim sucedeu durante o meu ensaio do MG4: fazia virar cabeças. Mas os carros não são apenas para ver – são sobretudo para andar. Aí o MG4 também agrada: despacha-se muito razoavelmente e, apesar de ter aspecto de SUV, não prega partidas nas curvas. De resto, embala tão suavemente na auto-estrada que corremos o risco de circular a velocidades não permitidas sem dar por isso. Defeito ou qualidade? O público dirá…
FICHA TÉCNICA
MG 4
SUV, 5 portas, 5 lugares
Preço-base (€) 25995
PVP (€) Desde 29517
Motor eléctrico+ bateria 51 kWh
Potência (cv) 170
Binário (Nm) 250
Velocidade máxima (km/h) 160
Aceleração (0-100 km/h em segundos) 7,7
Bagageira (l) 363
Comprimento/largura/altura (m) 4,29/1,84/1,50
Autonomia 350 km
Tempo de carga 6,5 h (6,6 kW corrente alterna); 37 minutos (carga rápida até 80% da capacidade)